30 de jul. de 2010

Terceiro trimestre

Agora estou oficialmente no terceiro e último trimestre ! Nem acredito, parece que foi ontem que me descobri grávida de 4 semanas (ok..isso é um clichê, mas quem se importa). Estou muito feliz por ter chegado até aqui, de agora em diante meu baby está cada dia mais maduro. Mas meus cuidados serão redobrados de agora em diante e preciso segurar o máximo de tempo possível o meu filhotinho aqui dentro e por outro lado sei que não vou chegar até o dia 21/10 que foi a data prevista pela médica para o nascimento dele . Tudo bem vou explicar !

Quem me acompanha deve lembrar que semana passada fui na minha consulta mensal do pré-natal e meus exames deram positivo para anemia e uma alteração no exame da diabete, disse que teria que repetir o da diabete hoje, mas na quarta-feira me deu uma luz de olhar no meu cartão de gestante e na verdade o exame estava marcado para ontem e não para hoje, seu eu não vejo ia perder o exame. Ainda bem que percebi a tempo e fiz o jejum certinho que precisava. Ontem cheguei lá no laboratório às 7:30, demorou um pouco para eu ser chamada (quase 1h na verdade) aí já me picaram um dos dedos pra medir a glicose em jejum e me deram a honra de escolher o sabor da goroba, no primeiro teste eu havia tomado a de laranja, parecia uma fanta sem gás, aí resolvi mudar pra limão e foi horrível, parecia mais um xarope de glicose gosmento ! Precisei tomar a garrafinha toda (o equivalente a tres copinhos desses descartáveis de água) e no final já estava descendo rasgando. Fiquei lá até às 11:30 fazendo o teste de hora em hora. Na primeira hora passei no teste com louvor, mas na segunda e na teceira fui reprovada e confirmada a Diabete Gestacional ! E como o laboratório é na clínica onde faço (fazia) meu pré-natal já me encaminharam para falar com a enfermeira (aqui tem enfermeiras especiliazadas nesses cuidados, não me lembro se no Brasil é assim também, mas muitas vezes nem conversamos com a médica a enfermeira já resolve tudo e pode receitar medicamento se for o caso). Nem preciso dizer que desabei ali mesmo na clínica, né ! Bastou a senhora do laboratório, que é uma fofa de tão delicada, me olhar com aquela cara de piedade e me dizer: I'm sorry !

Fiquei lá sentada chorando, esperando ser chamada ! Eu sei que muitas grávidas passam por problemas bem maiores, mas naquele momento me deu um medo absurdo de acontecer algo de ruim com meu filhotinho ! Afinal não é só a diabete, tem a anemia também ! E quando a enfermeira me chamou foi só para dizer que vão me transferir para fazer o pré-natal em uma clínica para gravidez de alto-risco, porque vou precisar de um acompanhamento específico !!! Aí sim, foi como jogar um balde de água gelada na minha cabeça ! Ontem passei a tarde pesquisando na internet sobre o assunto, encontrei muita informação, algumas animadoras e outras nem tanto e se for devidamente controlada tanto a anemia como a diabete não oferecem riscos maiores para o bebê, estou mais calma, mas não totalmente tranquila !  Tranquila mesmo, só vou ficar quando ele nascer e eu ver que está tudo bem com sua saúde. Agora presciso aguardar a consulta com o novo médico e ver a opinião dele sobre o assunto. Mas duas coisas são quase certas, o parto normal será inviável e dificilmente chegaremos até as 40 semanas !

5 comentários:

  1. Angela, que pena que deu positivo o teste.. Mas fique tranquila pois os tratamentos hoje em dia são muito avançados e vc vai conseguir segurar esse baby lindo o tempo suficiente para ele nascer com toda saúde!
    Pense que vc descobriu a tempo de não acontecer nada mais grave!
    Fazendo o tratamento direitinho vai ficar tudo bem!
    Ahh e parabéns pelo terceiro tri!!! Que delícia saber que logo logo ele vem aí!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ei Angela!!!
    Parabéns pelo terceiro trimestre, isso já é uma grande vitoria!!!
    Fica chateada com esse exame não, o baby tá bem e vai dar tudo certo! Agora é só cuidar um pouquinho mais!!
    Vou colocar vc em minhas orações!!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. ahh Angela, sei que é dificl aceitar certas coisas, mais dificil ainda é entender o porque delas nos aocntecerem... Mas acredite que tudo dará certo,querida! Papai do céu está olhando por vcs,viu e o seu filhotinho virá ao mundo alheio à todos esses dissabores.
    Parabéns pelo terceiro Tri, é uma grande conquista,neh.
    Bjs, fique bem!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo terceiro tri!

    Amiga, fica tranquila! Conheço horrores de mamães que tiveram diabetes gestacional, se cuidaram e os babys são ultra saudáveis. Vai dar tudo certo!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Flor, vai dar td certo, é só vc se cuidar direitinho que tanto vc quanto seu baby estarão saudavéis e não haverá problema nenhum.
    Embora seja dificil, pense positivo - positividade atrai positividade.
    Não nascer na 40º semana é um detalhe, o que importa é ele vir saudavél, e ele virá.

    Parabéns pelo terceiro trimestre.

    Beijo e fiquem bem!

    ResponderExcluir